15.04.2021 às 17:21h - atualizado em 15.04.2021 às 19:33h - Economia
Segundo o vice-prefeito de São João do Oeste, Rudi Rasch, o município está regredindo economicamente em comparação a outras cidades da região. Informa que em 2004 ocupava o terceiro lugar no movimento econômico entre os 19 municípios da Ameosc, perdendo apenas para Itapiranga e São Miguel do Oeste.
Atualmente está em 6º lugar e próximo de perder mais uma posição. Rasch avalia que o problema está nas políticas públicas adotadas nos últimos 12 anos. Cita ainda que perder espaço é rápido, porém o processo para recuperar posições no ranking é bastante longo.
Após estar abaixo apenas de Itapiranga e São Miguel do Oeste, São João do Oeste foi ultrapassado por Mondaí, Guaraciaba e Iporã do Oeste e pode perder posição para São José do Cedro. O desenvolvimento do município está abaixo de outros que mostram maior evolução econômica.
Rudi Rasch aponta a necessidade urgente de mudar a Lei de Incentivo em vigor em São João do Oeste. Segundo o vice-prefeito, o modelo atual não é eficiente para o desenvolvimento do município e beneficia poucos. Diz ainda que é preciso mudar as ações do poder público de forma rápida em debate envolvendo o Conselho de Desenvolvimento Econômico e agilizar os trabalhos com o legislativo.
Conforme Rasch, com a queda de terceiro para sexto lugar no ranking da Ameosc, o município deixa de receber em média dois milhões de reais por ano em retorno de ICMS.
Comentar pelo Facebook