15.04.2021 às 15:23h - atualizado em 15.04.2021 às 16:28h - Educação
Foi necessário reduzir ou paralisar o funcionamento de todos os setores da escola devido à falta de alunos, agora, com o retorno do ano letivo presencial, o Centro de Ensino Profissionalizante Agrícola se esforça para voltar ao que era antes.
Segundo a diretora do Cedup, Cleci Finardi, não foi possível manter totalmente setores como aves de postura, corte, suínos, bovinos e piscicultura. Já a parte vegetal, que teve menos prioridade foi praticamente paralisada durante a ausência dos alunos na Escola.
Cleci ressalta que por enquanto a produção do Cedup prioriza o consumo dos estudantes. Ela explicou que, do que é produzido nos setores, a escola sempre vendeu apenas acima do que os alunos consumiam, e nesse momento, com a baixa produção, o centro não tem produtos para venda. Contudo, assim que a situação se normalizar a comercialização também retorna.
O abatedouro no Cedup Campo Erê está parado há praticamente um ano. O processamento de suínos está previsto para o mês de maio. Até lá o setor vai estar organizado, cumprindo todas as normas sanitárias pertinentes ao momento pandêmico.
A diretora Cleci acrescenta que a divisão dos estudantes dificultou a retomada das atividades no Cedup. O educandário segue o modelo indicado pela Secretaria de Estado da Educação, com 50% dos alunos na escola e a outra metade em casa. Comenta que foi preciso adequar salas de aula e também alojamentos para acomodar os 158 alunos matriculados no Centro Profissionalizante.
Com 92 estudantes internos, mesmo que somente metade na escola por vez, os quartos que antes alojavam de dez a 12 jovens, agora acomodam somente seis. A diretora conta ainda que no início do ano teve algumas dificuldades com a equipe de profissionais, mas agora o grupo está completo para atender bem toda a demanda da escola.
Foto(s): Márcia Macoski e Rafael Rintzel / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook