15.04.2020 às 13:54h - Coronavírus
O Ministério da Saúde revelou nesta terça-feira, 14, ela primeira vez, o número de pessoas curadas da covid-19. Segundo o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis, são 14.026 pacientes já curados, o que representa 55% da população infectada.
A partir do número total de curados, é possível avaliar o grau de imunização da população para, posteriormente, justificar o relaxamento de medidas de isolamento social. Bem como avaliar a demanda por leitos no sistema de saúde durante a epidemia. O número de curados, no entanto, pode ser ainda maior segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
“Acho que é muito mais do que isso, porque tem subnotificação. Principalmente daqueles que passam pela doença e nem sabem,” disse Mandetta referindo-se às pessoas consideradas assintomáticas e não são contabilizadas na estatística.
Outros 9.704 pacientes internados aguardam confirmação de exames para saber se estão recuperados da doença, informou Gabbardo.
Indicadores positivos
O sistema automatizado do Ministério da Saúde já realizou mais de 2,4 milhões de ligações para os brasileiros a fim de monitorar a população em busca de sintomas da Covid-19. A conversa automatizada pergunta se o indivíduo percebeu estar com algum sintoma da doença e as respostas são armazenadas em um banco de dados que mapeia e acompanha possíveis casos.
De todas as respostas, 2,1 milhões de pessoas (92%) disseram não sentir nenhum dos sintomas do coronavírus. Outros 4,1% relataram alterações leves no organismo. Os 3,4% da população que se queixaram de sintomas graves são acompanhados diariamente pelo sistema para dar orientações aos pacientes e com perguntas sobre a evolução do quadro.
Fonte: RN News
Comentar pelo Facebook