15.04.2019 às 20:31h - Variedades

Conheça o significado dos símbolos de Páscoa

Bruna Hohensee

Por: Bruna Hohensee São Miguel do Oeste - SC

Conheça o significado dos símbolos de Páscoa
Imagem: Divulgação/Acervo

Continua depois da publicidade

A Páscoa está chegando e os símbolos mais típicos dessa festividade estão por aí: ovos, coelhos, colombas pascais e outros mais. Conheça o significado desses três símbolos mais conhecidos e saiba o que eles têm a ver com a comemoração da ressurreição de Jesus.

OVOS

Os ovos são, em várias culturas, um símbolo de vida. Por isso, foi associado desde os primórdios do cristianismo à ressurreição. No Oriente cristão, Maria Madalena, que foi a primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado, é frequentemente representada segurando um ovo. Esse simbolismo se mesclou ao fato de que os ortodoxos têm o costume de se abster de ovos durante a Quaresma, o que fez com que eles se tornassem um prato comum nos primeiros dias do Tempo Pascal, a fim de que não fossem desperdiçados.

Logo veio o hábito de decorá-los, sobretudo pintando-os de vermelho, como fazem muitos ortodoxos para remeter ao sangue de Jesus crucificado. Os ovos de chocolate começaram a se popularizar na Inglaterra, em 1873, mas só nos anos 1960 se expandiram como um costume no mundo todo.

COELHOS

Os coelhos e as lebres são um símbolo de fertilidade em várias culturas. Na Europa Ocidental, essa simbologia se associou ainda ao início da primavera, que no hemisfério norte acontece próximo da Páscoa. Nessa época, era comum ver lebres pelos campos.

COLOMBA PASCAL

Se os italianos criaram o panettone para celebrar o Natal, a Páscoa ganhou a colomba, um bolo em formato de pomba. Símbolo recente, que remonta à década de 1930, o quitute resgata um ícone cristão muito antigo, a pomba, que representa o Espírito Santo – e está associada à Páscoa sobretudo porque era nessa celebração que se convencionou realizar os batismos na Igreja antiga.

Fonte: Sempre Família

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.