15.03.2024 às 15:02h - atualizado em 15.03.2024 às 17:01h - Bombeiros

Com falta de renovação de frota, bombeiros de Itapiranga possuem apenas uma ambulância

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Com falta de renovação de frota, bombeiros de Itapiranga possuem apenas uma ambulância
Foto: Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga - Sargento André Rauber

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, ano 2011, com mais de 130.000 quilômetros rodados, foi baixada do sistema e não será mais utilizada pelas guarnições. O quartel possuía dois veículos para atendimento de primeiros socorros, sendo que a ambulância mais antiga era destinada para ocorrências no interior do município e possuía características específicas para estradas de chão. O Comandante afirma que ela apresentou vários problemas mecânicos e a manutenção ficou inviável devido ao alto custo.

O Sargento também comenta que existe um novo plano do comando do Corpo de Bombeiros para promover uma redução de veículos em alguns quarteis e neste caso Itapiranga ficaria com apenas uma ambulância. André Rauber lamenta que foram vários anos de mobilização, porém sem a conquista de valores para aquisição de um veículo equipado para o trabalho dos bombeiros. A partir de agora será apenas uma única ambulância para atendimentos na cidade e interior. O comandante já projeta um desgaste maior deste veículo, que inicialmente foi projetado para ocorrências na cidade. Durante a Efrait foi preciso solicitar o empréstimo de um veículo de São Miguel do Oeste para garantir a presença constante no evento sem prejudicar o serviço de rotina dos bombeiros.

André Rauber também reconhece a importância do trabalho em parceria com o SAMU que auxilia nos atendimentos para garantir que nenhum paciente fique sem os serviços de primeiros socorros, pois a missão é estar presente nas ocorrências em Itapiranga e São João do Oeste, áreas de atuação do quartel. A única ambulância em atividade dos bombeiros é do ano de 2016, em boas condições, mas devido ao uso mais intenso também apresenta desgaste. Rauber diz que o Corpo de Bombeiros pensa em substituição deste veículo. O quartel possui ainda dois caminhões para combate a incêndios e aguarda para o próximo mês a entrega de um kit picape, adquirido com recursos da Associação do Corpo de Bombeiros, para combate de incêndio em vegetação. São locais, normalmente de acesso difícil que impedia o uso dos caminhões. O Kit será instalado em uma caminhonete com tração quatro por quatro que tem maior facilidade de acesso em locais que os caminhões não chegam.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.