15.03.2024 às 09:29h - atualizado em 15.03.2024 às 09:41h - Agricultura

Cerca de 35% dos 90 mil hectares de soja plantados na região já foram colhidos

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Cerca de 35% dos 90 mil hectares de soja plantados na região já foram colhidos
Foto: Aires Mariga/Epagri

Os produtores rurais da região iniciaram nas últimas semanas, a colheita da soja, uma das principais alternativas adotadas para a rotação de culturas. Conforme o líder do programa de grãos da Epagri no Extremo Oeste, Célio Mikulski, cerca de 35% dos 90 mil hectares plantados nos 40 municípios de abrangência da regional de São Miguel do Oeste já foram colhidos até o momento.

A informação foi obtida através de pesquisas do Instituto CEPA. Entre os principais desafios enfrentados e que estão acarretando numa perda significativa do grão, está o volume excessivo de chuvas registrado no mês de outubro, o que também ocasionou o atraso no plantio da soja. Outra dificuldade são as doenças asiáticas e outras pragas, que acarretaram numa perda de 15% da produção.

Atualmente o preço pago pela saca de soja ao produtor rural é de R$ 109, conforme levantamento diário da Epagri. O líder do programa de grãos no Extremo Oeste, Célio Mikulski, orienta os produtores para que adotem algumas práticas em suas propriedades, como trabalhar com o sistema de produção e plantio direto, fazer a cobertura permanente do solo com palhada e raízes, a fim de evitar o estresse hídrico, realizar o monitoramento de doenças e pragas e trabalhar de forma sustentável.

O objetivo dessas ações em relação à cultura da soja é ter menores custos de produção, garantindo assim, maior rentabilidade nas propriedades rurais da região. A tendência é que a cultura siga sendo uma alternativa rentável para os agricultores nas próximas safras.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.