15.03.2023 às 11:22h - atualizado em 15.03.2023 às 11:24h - Meio Ambiente

Comitês de Bacias Hidrográficas iniciam atividades voltadas para este ano

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Comitês de Bacias Hidrográficas iniciam atividades voltadas para este ano
Imagem: Reprodução Internet

As atividades do ano de 2023 dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Santa Catarina já foram iniciadas. Atualmente, o estado catarinense conta com 16 comitês instituídos, contemplando dessa forma, todas as regiões do estado.

Os órgãos colegiados são os principais tomadores de decisões no processo de gestão da água, sendo que entre as atribuições principais estão a de mediar conflitos entre usuários, fomentar o debate das questões relacionadas a recursos hídricos, articular a atuação das entidades nessas discussões, promover, aprovar e acompanhar a implementação de programas de educação ambiental e o uso de tecnologias que possibilitem o uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

Assessorado pela Universidade do Contestado, o Grupo Oeste/Uruguai, contempla os comitês de bacias hidrográficas, Antas e Peperi-guaçú, Chapecó e Irani, Jacutinga, e Peixe e Canoas e Pelotas, representando dessa forma, aproximadamente metade do território de Santa Catarina.

A primeira reunião foi realizada no mês passado ainda e teve como objetivo apresentar para as Diretorias dos Comitês de Bacias Hidrográficas os componentes das Equipes Executivas que atuarão por dois anos, por meio de Técnicos, Pesquisadores e Profissionais no apoio aos Comitês de Bacia Hidrográficas.

Já dentre os objetivos das Entidades Executivas em seus respectivos territórios de atuação estão a promoção da capacitação e qualificação técnica sobre a gestão adequada e preferencialmente integrada das águas aos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas e por extensão aos usuários de águas e a toda sociedade.

Conforme o presidente do Comitê Antas e Peperi-guaçú, Anderson Rhoden, o grupo traçou ao menos dois desafios principais, sendo o primeiro a retomada das atividades do Comitê com a Entidade Executiva e o segundo voltado a reorganizar da casa, ou seja, sensibilizar e mobilizar as entidades-membro e seus representantes a voltarem para o Comitê de forma efetiva, mostrando que o trabalho será retomado com força total.

De acordo com ele, outro desafio é o de colocar em prática o Plano de Recursos Hídricos, visto as estiagens frequentes que afetam a região Extremo-Oeste de Santa Catarina.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.