15.03.2020 às 12:23h - atualizado em 15.03.2020 às 13:46h - Clima
O prefeito Fernando Bisigo assinou o decreto na tarde desta sexta-feira, 13. A estiagem que castiga a região afeta o abastecimento de água no interior. O Município vai intensificar o transporte de água, principalmente para propriedades agrícolas. O decreto foi estabelecido após reunião da defesa civil com a equipe da prefeitura.
Bisigo salienta que os reservatórios de água estão em situação crítica e será preciso a contribuição de todos.
Conforme o prefeito, já foram credenciados quatro caminhões para o transporte de água, além de três tratores com tanques. O serviço será prestado em forma de plantão no fim de semana com objetivo de minimizar a situação de falta de água.
A falta de chuva causa perda significativa na produção agrícola. O Prefeito avalia que 30% das propriedades agrícolas de São João do Oeste necessitam de transporte de água para consumo de animais. Destaca que foram interrompidos todos os serviços de máquinas em estradas e acessos para auxílio na abertura de reservatórios de água. Além de máquinas do município, também serão disponibilizados serviços terceirizados.
O prefeito acompanha de perto a situação e está intermediando pedidos, colocando telefone e redes sociais à disposição para solicitações de transporte de água. Sem previsão de chuva para os próximos dias, o momento exige racionamento e controle no consumo para garantir água em situações emergenciais.
Fernando Bisigo diz que o decreto de Estado de Emergência exige atenção especial com o consumo de água. Ele recomenda que moradores do perímetro urbano evitem utilizar água do sistema público para lavar calçadas e veículos.
Cita que é preciso racionar o uso de água para evitar problema ainda maior. Segundo ele, a população costuma contribuir nestes momentos de dificuldade, controlando o consumo e evitando desperdícios.
O prefeito também chama atenção que os produtores rurais que tiverem condição de puxarem água que continuem contribuindo, pois não será possível atender a todos os pedidos, principalmente nos primeiros dias, devido a grande demanda que existe para o abastecimento de granjas de suínos, aves e gado leiteiro.
Comentar pelo Facebook