X A Freira - 2D

15.03.2018 às 08:08h - atualizado em 15.03.2018 às 08:24h - Educação

Alunos de São Miguel representam SC em torneio nacional de robótica

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Alunos de São Miguel representam SC em torneio nacional de robótica
Ivan Ansolin/Agência IAF

Seis alunos do Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora (PITE) do SESI, SENAI e IEL de São Miguel do Oeste participam, nos dias 16 a 18 de março, da fase nacional do Torneio FLL de Robótica, na cidade de Curitiba. Eles disputam uma vaga para a fase internacional com outros 85 times do país.

O time Legacy é composto pelos alunos Amanda Soster Borba, Gabriel Antoceff, Alexandre Olivo Ortigara, Antonio David Ortigara, Aisha Lorenzini Branco Dias e Carlos Manuel Bonamigo, que enfrentarão times de dois a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola pública ou particular, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que orientados por um adulto. A cada ano, um novo tema é lançado e é ele que vai nortear o desafio da temporada e servir de base para provas a serem realizadas em todo o país.

O torneio é anual e dividido por temporada. Elas sempre iniciam entre agosto e setembro de um ano e terminam em julho do ano seguinte, seguindo o calendário escolar norte-americano/europeu.

O PITE, desenvolvido pelo SENAI, SESI e IEL, acontece no contra turno escolar, para crianças e adolescentes com idade de 10 a 14 anos. Eles realizam atividades práticas de Robótica, empreendedorismo, liderança, orientação profissional, matemática e ciências, que contribuem no desenvolvimento das competências necessárias para o Século XXI.

Para do diretor do Senai, Ivanor Finato, a participação da equipe na fase nacional tem grande importância à unidade, uma vez que eles representam Santa Catarina. “Eles integram o PITE, um projeto desenvolvido a três mãos: Senai, Sesi e IEL, que nasceu em São Miguel do Oeste, e firma ainda mais as raízes das casas do Sistema Fiesc, que presa pela educação de qualidade e voltada para um futuro cada vez mais tecnológico”, disse ele.

Para o diretor Regional do Sesi, Claudemir Bonato, a equipe Legacy representa a consolidação da parceria entre Sesi, Senai e IEL, que juntaram as principais competências educativas de cada entidade, alocadas no PITE. “O PITE já é um projeto vencedor que mostra que, quando unimos as competências e integramos os talentos, os resultados de uma educação sólida e vencedora aparecem”, emenda Bonato.

Fonte: Agência IAF

Foto(s): Ivan Ansolin/Agência IAF

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.