15.02.2024 às 14:45h - atualizado em 16.02.2024 às 00:31h - Faismo
O concurso leiteiro da Mercoleite começou na tarde desta quinta-feira, 15, no parque de exposições Rineu Gransotto. Os 14 animais inscritos na disputa passaram pela primeira ordenha as 14h. Ainda nesta quinta, haverá mais uma ordenha as 22h. Amanhã, sexta-feira, 16, serão mais três horários para tirar o leite dos animais: 6h, 14h e 22h. O resultado com o anúncio dos vencedores está previsto para as 15h de sábado em frente ao Pavilhão da Mercoleite.
O concurso leiteiro envolve 14 animais de cinco produtores dos municípios de São Miguel do Oeste, Tunapolis, Barra Bonita, Iporã do Oeste e Quilombo. São quatro categorias: Vaca Holandesa Jovem, com idade de até 36 meses, Vaca Holandesa Adulta, com idade acima de 36 meses, Vaca Jersey Jovem e Vaca Jersey Adulta. Duas ordenhas, de maior e menor produção, serão descartadas. As outras três serão somadas e os animais com maior volume de leite serão os vencedores da disputa.
De acordo com um dos membros da coordenação do concurso, Fernando Schoeninger, a expectativa é muito grande para o concurso. De acordo com ele, os coordenadores apostam, inclusive, na quebra do recorde estadual na categoria Jersey. “Alguns animais que estão no concurso são máquinas de leite”, disse Schoeninger. A previsão é de que a vencedora alcance a marca de 64 litros/dia. Já entre as Holandesas, a projeção é de uma produção de 80 litros/dia entre as vencedoras.
Estrelas da Mercoleite
Os animais que disputam o concurso leiteiro recebem um tratamento especial no parque de exposições. As baias onde as vacas estão recebem ventilação 24 horas por dia. De hora em hora, os cuidadores dão um banho de spray para aliviar o calor. De duas em duas horas, outra equipe fornece uma dieta especial para os animais. “São vacas de alta produtividade, então é preciso ter um cuidado especial”, explicou Schoeninger.
Além do cuidado com o calor e a alimentação, os animais do concurso leiteiro são monitorados 24 horas por dia. Além dos cuidadores, veterinários passam pelo local a todo instante para verificar se tudo está dentro do previsto.
O espaço da Mercoleite, que também abriga outros animais fica ao lado da pista de rodeio. Ao todo, são 120 animais, entre bovinos de leite, gado de corte, ovelhas, cabras e lhamas, uma das novidades deste ano.
Comentar pelo Facebook