15.02.2021 às 20:16h - atualizado em 15.02.2021 às 22:33h - Saúde

Secretário de Saúde de SC promete ‘novo cenário’ no Oeste com 22 leitos

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Secretário de Saúde de SC promete ‘novo cenário’ no Oeste com 22 leitos
Foto: Julio Cavalheiro/Secom/ND

Ampliar a oferta de leitos de UTI Covid-19 (Unidade de Terapia Intensiva) e reforçar o trabalho em conjunto com os municípios do Oeste de Santa Catarina. Essas foram algumas das ações de enfrentamento à pandemia apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta segunda-feira, 15, no Centro Integrado de Operações instalado na sede da Defesa Civil em Chapecó.

Motta garantiu que 22 novos leitos de terapia intensiva serão instalados no HRO (Hospital Regional do Oeste) até o próximo fim de semana. A região vive um colapso no sistema de saúde, por conta do novo coronavírus, e 121 pacientes já foram transferidos para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses por falta de vagas nos hospitais. “Temos uma expectativa gigante de que em um curto espaço de tempo podemos ter os melhores resultados obtidos no que se refere à estruturação”, disse o secretário da Saúde.

O Centro Integrado de Operações vai concentrar as equipes para tratar das ações de enfrentamento à doença. “É uma região que está muito demandada e estamos aqui para somar esforços e fazer uma fotografia para trazer resultados e construções para reduzir o sofrimento que esse vírus cruel está trazendo. Essa estrutura permanece enquanto houver necessidade da presença mais firme do Estado na região”, completou.

O secretário garantiu que, se necessário, os pacientes serão transferidos para outras cidades de Santa Catarina, uma vez que a situação mais crítica de falta de vagas se concentra no Oeste do Estado. Ele deu exemplo da região Sul catarinense que disponibiliza leitos. “Apesar de Chapecó e a região estarem com 100% da ocupação dos leitos, nós temos uma regulação muito robusta que traz a segurança de transportar pacientes para as unidades do entorno”, afirmou Motta. O Estado conta com 56 hospitais em sete macrorregionais.

O superintendente do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Rogério Ribeiro, informou que o Governo Federal está trabalhando na articulação das ações no combate à doença no Oeste, juntamente com o Governo do Estado. “O Governo Federal por meio do MS está acompanhando a situação presencialmente de forma estratégica para garantir os recursos e insumos necessários para o enfrentamento da doença. Estamos articulando em Brasília para acelerar a disponibilidade dos recursos”, salientou.

Fonte: ND Mais

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.