15.02.2021 às 09:41h - atualizado em 15.02.2021 às 10:14h - Coronavírus

Oeste de SC tem 100% das UTIs ocupadas e pede ajuda ao governo

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Oeste de SC tem 100% das UTIs ocupadas e pede ajuda ao governo

A ocupação de leitos adultos alcançou 100% no Oeste de SC, segundo os dados do balanço divulgado neste domingo, 14, pelo governo do Estado. O índice mostra um agravamento do problema de aumento de casos e superlotação de UTIs na região.

Na prática, o percentual mostra que não há leitos adultos disponíveis na terapia intensiva em toda a região, chamada pelo Estado de Grande Oeste. Portanto, pacientes que precisarem deste tipo de atendimento continuarão sendo transferidos, como já vem ocorrendo nos últimos dias, inclusive com apoio de voos dos bombeiros.

O Oeste de SC convive há duas semanas com aumento de casos e um colapso no sistema de saúde. A situação motivou a transferência de pacientes a outras regiões e novas medidas restritivas anunciadas pela prefeitura de Chapecó neste domingo, como fechamento de bares, choperias, cinemas, teatros e museus. Durante a semana, o município já havia adiado o reinício das aulas presenciais, inicialmente previstas para 18 de fevereiro.

O prefeito João Rodrigues confirmou o estágio de colapso e chegou a afirmar que “se você tiver um milhão de reais no bolso agora e precisar internar a sua esposa numa UTI em Chapecó, não vai ter lugar”.

O presidente Jair Bolsonaro, que está de folga em Santa Catarina, fez um pedido de atenção especial à região para o ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello. Bolsonaro também telefonou ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e ofereceu ajuda ao município, que é o principal da região.

Segundo Rodrigues, o principal apelo feito ao presidente foi por abertura de mais leitos de UTI e de enfermaria em hospitais da região. Em transmissão nas redes sociais neste domingo, o prefeito e o diretor do Hospital Regional do Oeste, Osmar de Oliveira, anunciaram a intenção de abrir mais 28 leitos de UTI na instituição hospitalar.

O governo do Estado também anunciou a criação de um gabinete de crise para enfrentar o colapso no Oeste. Os secretários de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e da Casa Civil, Eron Giordani, vão a Chapecó nesta segunda-feira para iniciar ações de auxílio à região. O governador Carlos Moisés também deve ir ao Oeste na terça-feira.

Com a ocupação específica de leitos adultos chegando a 100%, não há leitos adultos disponíveis na terapia intensiva. A ocupação geral de leitos de UTI, que considera também vagas pediátricas e neonatais, era de 96,5% até este domingo no Oeste. Na prática, isso significava que em toda a região haviam apenas cinco leitos de terapia intensiva disponíveis – dois pediátricos e três para recém-nascidos.

Fonte: Nsc Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.