15.02.2019 às 16:32h - atualizado em 15.02.2019 às 17:51h - Cultura

Museu de Itapiranga comemora 40 anos com exposição de arte moderna

Anderson Luís

Por: Anderson Luís Itapiranga - SC

Museu de Itapiranga comemora 40 anos com exposição de arte moderna

O Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller é referência regional em acervo. São 750 objetos catalogados, incluindo antiguidades de mais de mil anos e da colonização de Itapiranga e municípios vizinhos. A diretora do museu, Roseli Gass, lembra que a fundação ocorreu em fevereiro de 1979, portanto comemorando 40 anos. Atualmente a instalação está na antiga casa paroquial, um prédio construído em 1932.

Segundo a diretora, a finalidade do museu é proporcionar à sociedade em geral o acervo da cultura do município, bem como viabilizar um espaço de conhecimentos e estudo. A principal comemoração será com a Semana da Arte Moderna, com exposição de obras do artista local Eliezer Pandolfo da Silva. A exposição inicia no dia 18 e prossegue por um mês, com acesso livre no museu.

Roseli informa que, além do atendimento normal, também é possível fazer agendamento de grupos e também em horário especial à noite durante as comemorações dos 40 anos do museu Itapiranguense. Segundo a diretora, a maior procura é por parte de escolas e excursões, principalmente relativo a festas de famílias que já contribuíram com doações.

Os objetos estão divididos em salas temáticas em dois andares de instalações do museu. Roseli diz que o CEOM, Centro de Memórias do Oeste, é o grande incentivador e colaborador, com a disponibilidade de cursos, capacitações e assistência em questões legais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.