15.02.2018 às 16:43h - atualizado em 15.02.2018 às 16:51h - Agricultura

Laticínios de Iporã do Oeste irá receber certificação do Sistema de Inspeção Estadual

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Laticínios de Iporã do Oeste irá receber certificação do Sistema de Inspeção Estadual

Segundo o gerente regional da Cidasc, Claudio Trombetta, a empresa da linha Entre Rios irá receber a certificação até final do mês.

Ele afirma que o laticínios emprega mão de obra familiar, e a certificação irá permitir a venda para todo estado. O gerente comenta que um dos motivos que gerou demora na liberação da certificação, foi a necessidade de melhorias na estrutura do laticínios.

O proprietário do laticínios, Eldon Jantsch, explica que hoje são produzidos três produtos, sendo o leite pasteurizado e dois sabores de bebida láctea.

Ele afirma que com a certificação a empresa pretende passar a produzir creme de leite, queijo e mais sabores de bebida láctea e iogurte.

Hoje toda industrialização é feita com produção de leite própria da propriedade. Os produtos são vendidos no município, e fornecidos para a merenda escolar.

O Laticínios Alvorada passou por cinco etapas até a obtenção da certificação. Claudio Trombetta explica que por ordem, as etapas são a apresentação da documentação da empresa, a análise e aprovação das plantas digitais, a análise documental e a vistoria final e registro do Sistema de Inspeção Estadual, o SIE.

Ele explica que estas etapas e as exigências para a certificação podem mudar de uma empresa para outra. Trombetta afirma que a Cidasc acompanhou os encaminhamentos do laticínios desde o início, e coloca o órgão a disposição das empresas e agricultores.

O gerente da Cidasc cita ainda uma empresa, também de Iporã do Oeste, que está iniciando o projeto para embalagem de produtos de origem vegetal.

Trombetta lembra que em 2015 eram nove agroindústrias, e agora já são 26 certificadas. A meta é chegar a 50 agroindústrias até o final de 2018.

Continua depois da publicidade

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.