15.02.2018 às 16:28h - Geral

Bombeiros recebem capacitação com almofadas pneumáticas

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Continua depois da publicidade

Bombeiros recebem capacitação com almofadas pneumáticas

Soldados do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, receberam o treinamento na tarde desta quinta-feira, 15, na sede do quartel.

O equipamento é utilizado em acidentes, onde as vítimas ficam prensadas em baixo de superfícies ou veículos.

De acordo com o cabo e instrutor Everton Vitorino de Xanxerê, almofada pode ser inflada com um pequeno cilindro de ar. Elas têm capacidade para suportar até 132 toneladas. Podem substituir ferramentas hidráulicas usadas atualmente.

A nova ferramenta foi adquirida pelo Batalhão de Xanxerê, mas atenderá toda a região. No período de treinamento as almofadas pneumáticas ficarão uma semana em cada quartel de abrangência do batalhão, a fim de que os bombeiros militares façam testes para aprender manusear o equipamento.

Após o tempo de testes, o equipamento fica na sede do batalhão em Xanxerê, e quando houver a necessidade de utilização o Saer/Sara – Serviço AeroPolicial de Fronteira e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico transporta as almofadas pneumáticas até o local do acidente. Vitorino explica que o manuseio do equipamento é feito pelos bombeiros militares, o Saer/Sara faz apenas o transporte devido ao tempo resposta ser mais rápido.

As Almofadas Pneumáticas são projetadas para funcionar com ar comprimido. O sistema está preparado para funcionar com pressão de 116 psi / 8 bar. A borracha especial é flexível, vedada e muito resistente.

Para o soldado de Campo Erê Vantuir Schoeninger, esse é mais um equipamento que vem para somar ao trabalho do bombeiro do município e região, e a parceria com o Saer/Sara agiliza o transporte da ferramenta que é adequada para melhor servir a comunidade.

Continua depois da publicidade

Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.