15.01.2025 às 15:21h - São Miguel do Oeste
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realiza nesta quarta-feira, 15, uma sessão extraordinária para votar o projeto de lei complementar que trata da revisão geral anual dos salários dos servidores da Prefeitura e do Legislativo. A sessão está marcada para as 20h.
O projeto prevê uma reposição inflacionária baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), de janeiro a dezembro de 2024, que será de 4,83%. Além disso, os servidores terão um ganho real de 0,17%, totalizando um reajuste de 5%. Já os agentes políticos receberão apenas a reposição inflacionária de 4,83%, sem o adicional de ganho real.
A segunda votação do projeto será na manhã desta quinta-feira, 16, às 8h30.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, no entanto, esperava um índice maior de ganho real. Segundo a presidente do sindicato, Vaine Plautz, a entidade se reuniu com a administração na última semana, mas o prefeito Edenilson Zanardi afirmou que, no momento, o índice de 5% é o máximo que o município pode oferecer. "Ele explicou que é necessário esperar para avaliar como as finanças vão se comportar ao longo do ano", disse Vaine.
Além do reajuste, o sindicato também reivindica outros pontos, como a contagem do tempo de serviço durante a pandemia e o aumento do vale-alimentação. Sobre o vale, o prefeito pediu um prazo de três meses para avaliar a situação econômica antes de abrir uma nova negociação.
Vaine destacou ainda que algumas categorias, como professores, têm seus salários atrelados ao piso nacional, que neste ano deve ter um reajuste maior do que o proposto no projeto de lei. Apesar disso, a presidente acredita na aprovação do projeto para garantir o reajuste aos demais servidores.
Comentar pelo Facebook