15.01.2024 às 11:51h - atualizado em 15.01.2024 às 12:04h - Saúde
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti - LIRAa foi iniciado em São José do Cedro durante a última semana, através do Setor Epidemiológico e dos Agentes de Endemias e a estimativa é de que cerca de 250 residencias sejam visitadas para que o levantamento possa ser concluído.
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.
Em entrevista concedida para o Repórter da Rádio Cedro FM o Agente de Endemias, Mateus Romera, enfatiza que esse levantamento é realizado para que o setor possa constatar o cenário epidemiológico da região, sendo em duas ocasiões durante o ano, geralmente nos meses de março e novembro. Porém, esse ano de 2024 o setor optou por realizar antecipadamente em janeiro, devido às condições climáticas favoráveis para a proliferação das larvas do Aedes Aegypti.
Mateus também mencionou que o estudo é realizado a partir da coleta de dados e amostras nas residências sorteadas pela Regional de Saúde de São Miguel do Oeste e que o sorteio das residências é realizado através da seleção de quarteirões alternados em todos os bairros do município alvo, sendo que após decidir quais serão os quarteirões, as visitas acontecem de maneira alternada, onde o agente visita uma casa sim e outra não e realiza a coleta de dados e materiais para análise.
A partir disso, o material coletado é enviado para que a Regional de Saúde faça a análise e defina o resultado, para que os agentes possam realizar as estimativas da proliferação e demonstrar como está o nível de infestação e de proliferação dos mosquitos no município.
Fonte: Ivan Guilherme/Rede Peperi
Foto(s): Setor Epidemiológico de São José do Cedro/SC
Comentar pelo Facebook