15.01.2021 às 07:28h - atualizado em 02.08.2022 às 12:21h - Justiça

Governo de SC terá que detalhar estoque de insumos da vacinação contra Covid-19

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Governo de SC terá que detalhar estoque de insumos da vacinação contra Covid-19
Divulgação

O governo de Santa Catarina terá que detalhar em dois dias o estoque de insumos para a vacinação contra o coronavírus. O prazo foi dado pelo Tribunal de Contas do Estado em ofício enviado nesta quinta-feira, 14. O Ministério da Saúde, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal, colocou SC entre os Estados que estão com quantidades insuficientes de seringas e agulhas para a vacinação.

O pedido do TCE, a Diretoria de Contas de Gestão do Tribunal de Contas quer que o governo responda duas perguntas: "qual a quantidade de insumos atualmente em estoque para ser usada especificamente na campanha de vacinação da covid-19, não incluindo nos números eventuais insumos que sejam utilizados para outras campanhas de vacinação já previstas no calendário; e se existe previsão para a entrega de insumos que já tenham sido comprados, incluindo as quantidades (por tipo de insumo) e as datas estimadas para a entrega".

O detalhamento pedido pelo TCE vem depois de um outro documento que a secretaria respondeu ao próprio órgão, em 11 de janeiro, sobre a preparação do Estado para a campanha de vacinação contra o coronavírus. A secretaria de Saúde diz que os insumos seriam comprados pelo Ministério da Saúde, que lançou edital em 14 de dezembro para a compra de 331 milhões de seringas e agulhas. Além disso, afirmou que o estoque no almoxarifado da Superintendência de Vigilância em Saúde tinha 4,1 milhões de agulhas de diferentes calibres e tamanhos e de 5,8 milhões de seringas, sem especificar se esses insumos são os indicados para a vacinação contra a covid-19.

O edital que havia sido lançado pelo governo federal, entretanto, teve fornecedor para apenas uma parte das unidades previstas, o que também levou o TCE a questionar o número exato que SC tem à disposição. O governo catarinense também terá que responder ao STF sobre a quantidade de agulhas e seringas disponíveis, através do pedido do ministro Ricardo Lewandowski enviado nesta quinta-feira, 14.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.