15.01.2021 às 08:34h - atualizado em 15.01.2021 às 09:11h - Saúde
A responsável pelo setor da Vigilância Epidemiológica de Descanso, Edilene Lorenski, destaca que o município já registrou três novos focos em 2021, e com as novas coletas realizadas esta semana mais focos devem ser confirmados. Ela chama atenção que o alto número de larvas indica a presença de muitos mosquitos adultos no município.
Se os criadouros não forem eliminados, Edilene afirma que a transmissão será bastante facilitada, considerando a condição ideal de calor e umidade para a proliferação dos mosquitos.
Em 2020, a responsável pelo setor da Vigilância Epidemiológica de Descanso comenta que foram 261 focos, nove pacientes suspeitos com dengue, sendo dois positivos que são moradores de Descanso, mas que contraíram a doença em outro município, e ainda, quatro investigações para chikungunya, mas todas deram negativo.
Edilene Lorenski enfatiza que os agentes de combate à endemia estão realizando as visitas de vistoria e orientação, e os responsáveis assinam termo se comprometendo a resolver a situação, sob risco de multa. Ela lembra que ações simples contribuem com o combate da dengue e outras doenças, como vedar bem as caixas de água, usar tela protetora nas cisternas, manter limpas as calhas, deixar limpos os terrenos baldios e não deixar a céu aberto recipientes que possam acumular água.
Comentar pelo Facebook