14.12.2024 às 09:19h - Geral
A Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, em parceria com os municípios da região, está realizando diversas ações para combater o mosquito da dengue, com foco na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.
Conforme a bióloga da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional, Marciele Bogo, neste sábado, 14,está sendo realizado o Dia D de combate à dengue. A data foi definida após uma reunião com o Ministério da Saúde e autoridades estaduais.
Marciele destacou que embora o último Dia D tenha ocorrido em novembro, o novo dia foi estabelecido para intensificar as ações de controle da dengue. Durante a mobilização, os municípios desenvolverão ações conforme as necessidades locais, com a participação da Gerência Regional de Saúde, além de outros órgãos estaduais, como a Defesa Civil.
A bióloga da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de São Miguel do Oeste destaca que as ações do Dia D têm como principal objetivo eliminar os criadouros do mosquito, com foco na conscientização da população.
Marciele Bogo ressaltou a importância da sensibilização, informando os moradores sobre a necessidade de verificar suas residências e imóveis para evitar a proliferação do vetor.
Além da mobilização da comunidade, o governo do estado já vem realizando ações preparatórias, como treinamentos e capacitações para os profissionais da saúde, visando garantir a eficácia no atendimento aos casos suspeitos e nas ações de controle vetorial.
A bióloga também reforçou a importância de os moradores receberem os agentes de combate à endemias em suas residências e locais de trabalho, para a identificação e eliminação dos criadouros.
Com relação aos cuidados que a população deve ter, a bióloga da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional Marciele Bogo explicou que é preciso eliminar todos os focos de água parada, não se limitando apenas à água limpa. Ela explica que o mosquito da dengue pode se reproduzir até mesmo em água suja, como em fossas e lugares com óleo ou banhos de animais.
Com essas ações, espera-se uma redução significativa dos casos da doença e um melhor controle da situação nos próximos meses.
Comentar pelo Facebook