14.12.2022 às 12:23h - atualizado em 14.12.2022 às 13:39h - Saúde

Mais de 80% das consultas no Hospital de Itapiranga não são de urgência

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Mais de 80% das consultas no Hospital de Itapiranga não são de urgência
Foto: Diana Isabel/Arquivo Rede Peperi

O Hospital de Itapiranga registrou um aumento de consultas de rotina. As pessoas que deveriam buscar atendimento nas unidades básicas do município estão congestionando o pronto socorro do Hospital Sagrada Família Santé. As consultas de rotina acabam disputando espaço com situações de urgência e emergência.

O Diretor do Hospital Sagrada Família Santé, Janir Bach, ressalta que o atendimento é livre para toda a população, porém a função principal é para casos de maior gravidade. Ele afirma que menos de 20% dos atendimentos cumpre a real finalidade do pronto socorro. Conforme o Diretor, é mais rápido e vantajoso procurar as unidades de saúde do município, pois são vários médicos disponíveis. Outro benefício é referente aos encaminhamentos para especialidade que dependem da saúde pública.

Janir Bach informa que já possui diálogo com o município para medidas que possibilitam maior atendimento nas unidades básicas públicas. Durante horário de expediente da Prefeitura, as pessoas acabam formando fila e esperando por longo período para atendimento no hospital. O Diretor observa que apenas um médico fica de plantão e não é possível atendimento com agilidade a todos, pois existe a classificação de risco.

Janir declarou que recebe reclamações das pessoas que procuram atendimento e até mesmo de vereadores, devido a longa espera em algumas situações. Ele aponta como alternativa, os postos de saúde. Somente na segunda-feira, 12, no horário das 7 às 17 horas foram 58 atendimentos no hospital, menos de 10 em situação de emergência.

Conforme Janir Bach, a prioridade sempre serão situações de urgência e emergência. O Diretor do Hospital Sagrada Família Santé destaca que a média era de 800 consultas por mês e neste ano passou para mais de 1.300 consultas mensais. Janir Bach reforça que o Instituto Santé está em Itapiranga para melhorar o atendimento na área da saúde e servir a população, mas precisa do entendimento das pessoas para buscarem o pronto socorro, somente em situações de grandes necessidades. As unidades de saúde do município servem de porta de entrada para encaminhamentos a qualquer especialidade médica.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.