14.11.2025 às 09:00h - Geral
Um convênio assinado nesta semana estabeleceu o compartilhamento de bancos de dados da segurança pública entre Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O acordo foi formalizado durante a abertura do SulMaSSP 2025, evento que reuniu representantes das forças de segurança das cinco unidades da federação.
O objetivo da parceria é ampliar a integração no enfrentamento ao crime organizado, com a troca segura e regulada de informações, como bancos de imagens de pessoas com restrições judiciais e desaparecidos, além de registros de passagens veiculares capturadas por sistemas de reconhecimento de placas.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública em Santa Catarina, coronel Flávio Graff, a medida vai permitir que o reconhecimento facial identifique e capture pessoas procuradas em outros estados, e vice-versa. O projeto também prevê a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e outras normas que regem o sigilo e compartilhamento de informações em segurança pública.
Durante os dois dias de evento, os grupos de trabalho do SulMaSSP debateram temas como o endurecimento das penas para criminosos reincidentes, o combate ao transporte e apoio logístico a facções e a criminalização de pistas clandestinas e do uso indevido de aeronaves remotamente pilotadas.
As edições anteriores do SulMaSSP ocorreram em Curitiba, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Comentar pelo Facebook