14.11.2022 às 11:38h - atualizado em 14.11.2022 às 11:44h - Saúde
A tradicional campanha Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste terminou no último dia 31 com uma avaliação final positiva. Conforme a secretária-executiva da entidade, Kelly Burin, apesar do bom resultado, o índice ainda está abaixo do esperado na comparação com outras edições anteriores à Covid-19, porém, melhorando novamente nos últimos dois anos.
Neste ano, a entidade realizou mais de 400 atendimentos, sendo ao todo, 420 exames no mês passado. Na comparação com 2021, foram atendidas 10 mulheres a mais neste ano.
Ela explicou que quando comparado aos dados de 2019, se constata a queda, pois naquele ano, eram feitos mais de 500 atendimentos todos os meses. Já em 2020, no pico da pandemia, o número baixou para 300 exames. Para ela, com base nesses números é possível afirmar que a pandemia também prejudicou a realização dos exames preventivos e por isso ainda falta uma quantidade expressiva de mulheres para buscar atendimento na entidade.
Kelly Burin declarou que o índice de mulheres faltantes na realização dos exames preventivos gera uma grande preocupação na Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Miguel do Oeste, pois existe a dúvida se essas mulheres estão buscando atendimento na rede pública de Saúde, como postos de Saúde ou clínicas particulares, ou simplesmente estão deixando de realizar os procedimentos. Ela ressaltou que o receio é grande de que esses exames estejam sendo deixados de lado.
A secretária-executiva comentou ainda que os números expressivos foram conquistados visto o horário diferenciado de atendimento, que no mês de outubro ocorreu na parte da noite em São Miguel do Oeste. Dessa forma, essa extensão no horário permitiu que mais mulheres fossem atendidas, principalmente na última semana da campanha, onde a movimentação foi intensa com mais de 20 atendimentos ao dia.
Kelly Burin orientou que aquelas que não buscaram atendimento em outubro, podem procurar a Rede Feminina, sendo que o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira entre 13h e 16h30, sendo necessário o RG, CPF, Cartão do SUS e uma contribuição voluntária de cada mulher.
Comentar pelo Facebook