14.10.2025 às 10:24h - Saúde
A Vigilância Sanitária de Itapiranga recebeu denúncias e constatou a irregularidade cometida por estabelecimentos comerciais. O descarte irregular de resíduos de serviços de saúde pode causar vários problemas e gerar punições aos responsáveis. Conforme o Fiscal Sanitário de Itapiranga, Alcenir Benáchio, esta situação tem gerado preocupação, pois são materiais perigosos que podem provocar acidentes com os coletores de resíduos da cidade e contaminação com produtos infectantes.
Segundo Benáchio, os estabelecimentos precisam manter o programa de gerenciamento com armazenamento correto e destinação por meio de empresa especializada. A fiscalização de materiais oriundos de serviços de saúde é um trabalho específico da Vigilância Sanitária.
O Fiscal Sanitário reforça que os resíduos de serviços de saúde não podem ser misturados com materiais da coleta seletiva comum. De acordo com Alcenir Benáchio, foram duas denúncias e as informações confirmadas pela fiscalização. Também foi identificada a origem dos materiais descartados por dois estabelecimentos da cidade. O procedimento inclui notificação dos estabelecimentos que estão cometendo irregularidades.
“Eles são cientes da legislação sanitária. Sendo constatada essa irregularidade, ela caracteriza uma infração de natureza sanitária. A vigilância sanitária faz a autuação, instaura o processo administrativo e aplica a devida penalidade no julgamento do processo” explica.
Alcenir Benáchio também alerta a população que faz uso de insulina e com isso gera resíduos domiciliares, medicamentos injetáveis, separar as matérias e destinar ao estabelecimento que prescreveu o medicamento.
Comentar pelo Facebook