14.10.2025 às 10:06h - Polícia
A Polícia Civil adquiriu recentemente um novo cão para integrar o Núcleo de Operações com Cães (NOC) da regional de São Miguel do Oeste. O coordenador do núcleo, Alexandre da Cunha, retornou de viagem a Goiânia (GO), onde realizou os testes e a seleção do animal que passará a atuar nas operações policiais.
De acordo com Cunha, três cães foram colocados à disposição para avaliação, e o escolhido apresentou o melhor desempenho nas provas de detecção e ambientação. “Foram dias intensos de testes. O cão que escolhemos tem apenas um ano e dois meses, e nunca havia sido exposto a ambientes externos fora do centro de treinamento. Mesmo assim, reagiu de forma excelente em locais movimentados, como rodoviárias e áreas públicas”, destacou o policial.
O novo integrante do NOC passará agora por uma fase de adaptação e treinamento prático em São Miguel do Oeste, que deve se estender por alguns meses antes de começar a atuar nas operações. “Nesta semana já começo a levá-lo a alguns locais de treino para observar o comportamento. Aos poucos ele vai se ambientando e ganhando maturidade. Quando estiver pronto, passará a acompanhar as equipes em mandados de busca e ações conjuntas”, explicou Cunha.
A chegada do novo cão marca também o início da aposentadoria da cadela Dakota, que há anos integra o núcleo e agora passará a exercer atividades sociais junto à corporação.
O NOC da Polícia Civil tem papel no apoio a investigações e operações que envolvem a localização de drogas, armas e pessoas desaparecidas, sendo referência na região pelo trabalho técnico e pela integração com outras forças de segurança.
Foto(s): Lucas Lôndero / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook