14.10.2025 às 15:06h - atualizado em 14.10.2025 às 15:08h - Religião

Paróquia de Itapiranga foca em espírito comunitário na celebração dos 100 anos

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Paróquia de Itapiranga foca em espírito comunitário na celebração dos 100 anos
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

A organização dos eventos comemorativos dos 100 anos da Paróquia São Pedro Canísio, de Itapiranga, demandam bastante trabalho da comissão organizadora. A criação da paróquia ocorreu pela necessidade de estruturar a colonização, povoada por descendentes de origem alemã, católicos. O Padre, Nereu Fank, lembra que a fundação ocorreu em nove de dezembro de 1926.

A primeira missa foi realizada em 11 de abril, um dia após a chegada dos colonizadores. O Padre, Max Von Lassberg, presidiu a primeira missa de acolhida aos migrantes, no local onde hoje é a praça dos Imigrantes, ao lado da rodoviária em Itapiranga.

A Sociedade União Popular, liderada pelos jesuítas, tinha por objetivo dar novas oportunidades para famílias rio-grandenses descendentes de alemães e católicos, na região Extremo Oeste de Santa Catarina. Em 1929, a colônia Porto Novo mudou seu nome para Itapiranga. O Padre, Nereu Fank, destaca que inicialmente, a nova paróquia foi confiada aos cuidados dos padres Missionários da Sagrada Família. No período de 1926 e 1931.

Após esta data, a paróquia ficou sob administração dos padres e irmãos jesuítas, que continuam nesta missão até os dias atuais. Desde a criação da paróquia, Itapiranga teve 20 párocos e 46 vigários paroquiais. A missão sempre contou com a presença atuante de inúmeros leigos, famílias, lideranças inspiradoras, professores, ministros da eucaristia, catequistas, o que tornou possível a evangelização.

O Padre, Nereu Fank, considera que as comemorações dos 100 anos devem destacar o espírito comunitário e empreendedor de Itapiranga. “Os 100 anos nos dão uma oportunidade singular para um resgate da nossa identidade comunitária. Se nós olharmos a história, nós vemos virtudes, fortalezas dessas pessoas que nos precederam, do empreendedorismo, de fé, que sempre foram marcantes desde os primeiros colonizadores. E isso continua presente nos nossos dias, isso guia a história dos 100 anos” aponta.

Segundo ele, as comemorações dos 100 anos devem contar com envolvimento das 28 comunidades da Paróquia São Pedro Canísio.

O Pároco chama atenção que a programação será baseada nos eixos espiritual-religioso, histórico e cultural, social e pastoral, além do eixo festivo. Também foi criada uma oração e um poema jubilar dos 100 anos da Paróquia São Pedro Canísio.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.