14.09.2018 às 09:39h - atualizado em 14.09.2018 às 09:57h - Obras

Obras vão ampliar capacidade da Unidade Prisional em 17 vagas

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Obras vão ampliar capacidade da Unidade Prisional em 17 vagas
Cristian Lösch / Portal Peperi

As obras de ampliação das vagas da Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste devem terminar até o final do mês. A projeção é do gestor da cadeia, André de Oliveira.

Ele explicou que a adaptação do espaço vai permitir a abertura de mais 17 vagas. Atualmente, a unidade tem capacidade para 78 detentos, mas o local está com 106.

Oliveira disse que o número é grande, mas a situação ainda é administrável. Ele explicou que as obras de ampliação das vagas foram bancadas com recursos buscados pela própria administração da cadeia em parceria com o Judiciário e entidades.

Conforme Oliveira, 40 presos exercem algum tipo de trabalho, 30 fora da unidade e 10 dentro da cadeia.

O gestor explicou que o trabalho prisional ajuda a reduzir o tempo de pena e resulta em uma renda para os presidiários. Além disso, 25% da remuneração do preso é revertida para a cadeia.

O valor é depositado em uma conta do estado e pode ser usado em investimentos na própria unidade prisional.

O profissional destacou ainda que a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste fechou um convênio para permitir o acesso dos presos ao ensino superior. Segundo o gestor, a parceria foi firmada com o polo da Unip e 10 detentos vão começar o curso de Gestão Comercial, no mês de outubro. Além disso, todos têm acesso a aulas de alfabetização e ensino médio.

Oliveira disse que os projetos de trabalho e estudo na cadeia servem como recuperação e ressocialização.

Ele comentou que o objetivo é fazer com que o preso retorne para o convívio social em condições de continuar a vida sem voltar a cometer crimes.

Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.