14.08.2021 às 08:46h - Geral

O município de Palma Sola trabalha no Plano Diretor

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

O município de Palma Sola trabalha no Plano Diretor

Serão pelo menos 10 meses de organização para deixar a cidade preparada para o desenvolvimento nos próximos 10 anos. Segundo Izabel Vissotto – Assessora De Gestão Em Administração E Planejamento da prefeitura, em julho foram licitados dois itens: o Plano Diretor e a revisão da Planta de Valores Genéricos. O investimento do município vai alcançar R$ 212 mil. A servidora ressalta que todas as ações serão bem amplas e estarão divididas em oito fases. Ela assegura que o Plano Diretor estará focado dentro da realidade do município. Foi montada uma comissão de acompanhamento dos trabalhos do Plano Diretor de Palma Sola. Os pagamentos para a empresa que vai executar, vão ocorrer na medida em que as ações vão avançando. O Plano Diretor vai dar todas as orientações para a administração municipal saber agir como e onde investir mais para provocar o crescimento da cidade. A assessora faz uma importante observação: Palma Sola tem um grande avanço no plano de carreira do magistério e se a arrecadação da prefeitura continuar nesse ritmo, logo vai haver um colapso financeiro. É preciso ter planejamento com justiça fiscal e o primeiro passo em Palma Sola foi executar o recadastramento imobiliário. De acordo com Izabel, isso não quer dizer que os contribuintes vão pagar mais impostos, mas tão somente o que for correto, levando em conta a metragem construída.

O Plano Diretor de Palma Sola vai começar pela organização de um grande banco de dados. As informações já estão sendo coletadas para que seja trabalhado o planejamento e desenvolvimento do município para os próximos 10 anos. Vários projetos serão enviados a Câmara de Vereadores. Um deles é sobre o uso e ocupação do solo. O outro, é o código de postura do município. A servidora salienta que todos os setores da sociedade serão envolvidos nessas ações.

Já para o código tributário de Palma Sola, a prefeitura vai propor uma nova legislação. A assessora destaca principalmente o zoneamento e a planta de valores genéricos. As mudanças serão profundas, mas necessárias para que as metas da Administração Municipal sejam alcançadas. Para que tudo isso aconteça, foi criado o Programa Moderniza Palma Sola. Agora começam ser planejadas medidas a curto, médio e longo prazo. Izabel comenta que esse ano o município completa 60 anos, e nunca houve um trabalho de recadastramento imobiliário e muito menos um plano diretor.

Foto(s): Márcia Macoski / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.