14.08.2020 às 15:47h - atualizado em 14.08.2020 às 17:37h - Eleição

Cartório de Itapiranga orienta eleitores sobre serviços disponíveis no site do TRE

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Cartório de Itapiranga orienta eleitores sobre serviços disponíveis no site do TRE

O cartório eleitoral continua fechado com atendimento pelo número (49) 9 88 06 06 70 e pelo site do Tribunal Regional Eleitoral.

Conforme o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, Bruno Marroni, na aba “certidões eleitorais”, no site do TRE, o eleitor tem acesso à emissão da quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais, certidão de filiação partidária, e a certidão de composição partidária.

O chefe do cartório enfatiza que no momento também está iniciando a análise dos que serão chamados para trabalhar como mesários, mas ainda não há definição da data do treinamento.

Ele explica que o Tribunal Superior Eleitoral está estudando a forma como será feita a capacitação e a atuação dos mesários na eleição deste ano, devido às restrições impostas pela pandemia. Pelo site do TRE, na aba “eleitor e eleições”, os interessados em atuar como mesários obtêm mais informações.

O mesário terá como benefício R$ 35,00 de vale alimentação, o serviço voluntário pode ser usado como desempate em concursos públicos, recebe ainda dois dias de folga, e estudantes podem usar essas horas de trabalho voluntário como horas acadêmicas.

O chefe do cartório eleitoral de Itapiranga lembra que não podem se candidatar como mesários membros de diretórios de partidos políticos, parentes até segundo grau dos candidatos, autoridades e agentes policiais, e servidores com cargo de confiança no Poder Executivo. Bruno Marroni ressalta que em relação à desincompatibilização, pelo site do TRE, na aba “eleitor e eleições” também é possível conferir os cargos e os prazos que os agentes políticos precisam cumprir para se desligar da função e se candidatar a eleição. Ele lembra que para cada função a situação de desincompatibilização é específica, e por isso, não sendo possível citar todos os casos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.