14.08.2019 às 17:12h - atualizado em 15.08.2019 às 10:35h - Saúde

Hospital Regional do Oeste realiza primeira cirurgia com impressão 3D em SC

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Hospital Regional do Oeste realiza primeira cirurgia com impressão 3D em SC
Ric Record

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional do Oeste de Chapecó realizou, no último sábado, 10, a primeira cirurgia de grande porte de coluna em Santa Catarina, com base em planejamento em 3D. O procedimento de alta complexidade durou nove horas e envolveu cerca de 20 profissionais, entre junta médica, enfermagem e apoio.

O médico cirurgião ortopedista, Eduardo Bondan, explica que foi realizado uma impressão 3D da coluna da paciente de 14 anos, que sofria de escoliose idiopática – uma deformidade grave na coluna. Com isso, obteve uma compreensão precisa da anomalia.

A cirurgia foi um grande marco para a medicina catarinense, que a partir de agora teve um avanço significativo para operações ortopédicas. “Acredito que é importante para que outras pessoas que tenham problemas semelhantes e, que antes precisavam se deslocar para outras capitais, saibam que podem realizar o tratamento de qualidade, com um tecnologia de ponta, em uma cidade menor, como Chapecó”, enfatizou o médico Bondan.

A paciente de Tunápolis, Júlia Spies, de 14 anos, sofria de escoliose idiopática há três anos. A deformidade impedia a adolescente de caminhar e respirar normalmente.

“Eu adorei a experiência. Agora minha coluna é reta e eu consigo caminhar super bem. Foi tranquila a recuperação”, disse Júlia.

Julia conta que sentiu medo antes de fazer a cirurgia, mas com o tempo, entendeu a precisão do procedimento.

“Quando eu fiquei sabendo, eu fiquei com muito medo de fazer a cirurgia, mas o doutor Eduardo me acalmou e falou como seria bom eu fazer a cirurgia até para a minha saúde. Foi bem tranquila, a dor foi mínima e o sentimento é muito bom. Como é em 3D, eu consegui ver como ela era antes”, finalizou Julia.

Fonte: ND Mais

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.