14.07.2025 às 10:39h - Geral
O Governo de Santa Catarina anunciou a instalação de mais de 10 mil câmeras de segurança e sensores de presença nas escolas estaduais. A medida faz parte de um novo pacote voltado à segurança pública e escolar, e deve contemplar as 1.038 unidades da rede estadual de ensino.
Além da vigilância eletrônica, as escolas também terão o botão do pânico, que pode ser acionado em situações de emergência.
“Vamos chegar em todas as escolas. São mais de 10 mil câmeras que estamos contratando em pregão. Os estudantes agora vão ter mais conforto com o ar-condicionado e mais segurança com as câmeras”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou a importância da ação. “A escola precisa ser um espaço de respeito, acolhimento e segurança. É por isso que vamos garantir a instalação das câmeras e do botão do pânico em todas as unidades.”
Atualmente, as escolas já contam com iniciativas como a Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar, presença de vigias terceirizados, além de policiais no programa Escola Mais Segura. Também foram aplicados treinamentos com o protocolo FEL (Fugir, Esconder, Lutar) e adotado o Protocolo Presente, da Polícia Civil, baseado em modelos usados nos Estados Unidos e em Israel.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Comentar pelo Facebook