14.07.2025 às 15:18h - atualizado em 14.07.2025 às 16:14h - Agricultura
Iniciou nesta segunda feira, 14, a recolha de carcaças de bovinos em propriedades rurais de Princesa. A informação é do Secretário Municipal da Agricultura, Roque Frank. Ele detalha que o município vinha sendo orientado a implantar esse serviço de forma regular e ambientalmente correto. Frank explica que a coleta será realizada pela empresa COMPOESTE SC Ltda, de São João do Oeste, contratada por meio de licitação compartilhada junto ao CONDER regional.
Quanto ao serviço, o secretário garante que a Compoeste atenderá de segunda a sábado, inclusive feriados, e as solicitações podem ser feitas em regime de plantão 24 horas pelo telefone/WhatsApp (49) 99142-5391, tanto pela Secretaria Municipal da Agricultura quanto diretamente pelo produtor rural. "Aos domingos não haverá coleta, mas os agendamentos poderão ser feitos normalmente".
Alerta que o produtor deverá informar a localização da propriedade e o número do brinco do animal, que deve estar devidamente fixado no momento da coleta. " A carcaça deverá ser deixada em local acessível, fora da área de produção, preferencialmente na entrada da propriedade, coberta com lona ou outro material adequado. O transporte do animal até esse local é de responsabilidade do produtor, que também deve garantir que alguém esteja presente para assinar o recibo de coleta".
O Secretário da Agricultura de Princesa Roque Frank reforça que não serão recolhidos animais em estado avançado de decomposição; Animais com doenças de notificação obrigatória; Animais oriundos de propriedades interditadas e bovinos ou bubalinos sem brinco registrado no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense. "A coleta é exclusiva para bovinos e será paga integralmente pela Prefeitura de Princesa. Após a recolha, a Compoeste faz a retirada dos órgãos de risco e os encaminha para um sistema de destruição segura, garantindo que o material seja tratado corretamente. As carcaças, por sua vez, são transformadas em adubo após um processo de compostagem, promovendo uma solução sustentável para os resíduos", conclui.
Para dúvidas ou mais explicações, os agricultores poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal da Agricultura pelo telefone (49) 3641-0038.
Comentar pelo Facebook