14.07.2025 às 13:53h - atualizado em 14.07.2025 às 16:16h - Meio Ambiente

Instrutor do Senar orienta sobre regularização de motosserras

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Instrutor do Senar orienta sobre regularização de motosserras
Foto: Ilustrativa/123RF

A grande repercussão da morte de um agricultor, natural de Tunápolis, gerou alerta sobre a necessidade de licenciamento de motosserra e outras máquinas usadas no corte de árvores. O homem foi morto em uma abordagem na Brigada Militar Ambiental de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Segundo o Engenheiro florestal e instrutor do Senar, Valdemar Cardoso, a legalização é bastante simples. Ele destaca o Cadastro Técnico Federal da motosserra, no Ibama. O licenciamento pode ser feito por meio eletrônico e com pagamento de boleto inferior a R$ 100, com validade de 02 anos.

O instrutor do Senar alerta que este cadastro não dá direito de derrubar árvores, para isso é preciso ter licenciamento ambiental. O cadastro serve apenas para licenciamento da máquina que o agricultor vai utilizar em suas atividades.

Valdemar Cardoso observa que Santa Catarina tem características de muitas áreas em Área de Proteção Permanente, APP, com situações intocáveis e por isso é importante procurar órgãos competentes na prefeitura ou escritório de engenharia.

Segundo o engenheiro florestal e instrutor do Senar, Valdemar Cardoso, existem situações diferentes para mata nativa e áreas de reflorestamento. Ele observa que a emissão de licenças pode ocorrer de forma ágil, com baixo custo e evitar transtornos aos agricultores.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.