14.07.2022 às 10:14h - Coronavírus

Nova subvariante muito transmissível do Coronavírus preocupa especialistas

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Nova subvariante muito transmissível do Coronavírus preocupa especialistas
Imagem: Fiocruz/Divulgação

A subvariante BA.2.75 do coronavírus tem preocupado especialistas e instituições de saúde pela sua alta capacidade de transmissão. Registrada pela primeira vez em maio na Índia, ela conta com um conjunto de mutações até então nunca visto, o que pode ser uma explicação para sua disseminação.

Atualmente, a cepa está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde e além da Índia, ela já foi registrada em dez países. No Brasil, a subvariante ainda não identificada por meio de sequenciamento.

O vírus faz parte da linhagem da Ômicron, que continua sendo a variante de preocupação dominante no mundo. A BA.2.75 é uma ramificação da BA.2, uma variante da Ômicron que teve seus primeiros casos no Brasil em fevereiro deste ano.

A BA.2.75 acumula uma série de mutações que ainda não tinham sido observadas. Segundo a OMS, além daquelas já registradas na BA.2, a subvariante tem oito novas mutações na proteína spike, que facilita a entrada do vírus nas células. Além destas, a BA.2.75 também tem outras cinco mutações.

É por meio da proteína spike que o coronavírus invade as células humanas. Por isso, quanto mais mutações uma variante acumular nesta proteína, as chances de maior transmissão aumentam.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.