14.07.2022 às 10:23h - Mundo

Crise na Argentina pode afetar exportações de Santa Catarina

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Crise na Argentina pode afetar exportações de Santa Catarina
Imagem: Banco de Imagens Pixabay

Para tentar amenizar a crise, o governo argentino recentemente impôs restrições a compras no exterior e estipulou o prazo de seis meses para o pagamento das importações. Essa medida começou a gerar preocupação no Brasil e em Santa Catarina, já que o país vizinho é o terceiro maior comprador dos produtos do Estado.

Até 30 de setembro de 2022 os pagamentos das mercadorias exportadas ao país só serão liberados após 180 dias. A medida tenta limitar as importações, de modo a conter a saída para manter o nível de reservas internacionais. Em maio, a Argentina registrou o maior número de importações da história, com um aumento de 53,1%.

Em 2022, as exportações de Santa Catarina para a Argentina já somaram 389,4 milhões de dólares, segundo dados do Observatório Fiesc. O volume de vendas para o país vizinho só perde para os Estados Unidos e a China.

Entre os produtos mais exportados para a Argentina, estão papel, cerâmica, carne suína e motores elétricos.

Outro ponto importante é que Santa Catarina compra mais do que vende para a Argentina. Em 2022, o total de importações somou mais de 850 milhões de dólares, segundo o Observatório Fiesc. Nesse quesito, o país vizinho também está na terceira posição. China e Chile são os países que mais vendem produtos para o Estado.

Apesar de gerar preocupação como um todo para a economia catarinense, as restrições impostas pelo governo argentino causaram inquietação no setor de calçados do Brasil, já que a Argentina é o segundo principal destino do produto brasileiro no exterior.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados mostram que entre janeiro e junho de 2022, houve aumento expressivo das exportações de calçados para a Argentina na comparação com o ano passado. Em Santa Catarina, foram exportados 69.251 pares em 2021, contra 207.306 pares neste ano.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.