14.07.2019 às 17:57h - atualizado em 14.07.2019 às 18:43h - Saúde

Hospital de Maravilha leva música para UTI para diminuir sofrimento de pacientes

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Hospital de Maravilha leva música para UTI para diminuir sofrimento de pacientes
GI/SC

O Hospital São José, em Maravilha está apostando em levar música à UTI para acalentar pacientes e melhorar o dia a dia dos funcionários.

O paciente Guido Thiele canta “Beijinho Doce” com um voluntário. “Isso tem que acontecer seguido. Talvez não pra mim, mas para os “noninhos” (avós) que estão aí”, disse o interno.

“Antigamente a gente vinha aqui só quando tinha um familiar doente, para visitar. Mas agora não. Não tenho medo nenhum de vir aqui e fazer eles sorrirem”, diz a aposentada Joici Parcianello.

“A UTI por si só é um ambiente de estresse. Diversos alarmes, diversos sensores, monitores, aparelhos de pressão. Então, o uso da música traz para o paciente mais confiança, serenidade e isso ajuda muito na recuperação do paciente”, conta o médico cirurgião Robson Souza.

A música também ajuda a diminuir o estresse dos funcionários. Quando o som não é ao vivo, tocam em caixinhas de som instaladas na UTI. Também são disponibilizados MP3 players aos pacientes.

“Primeiro a gente vê se eles querem ouvir música, e daí disponibiliza a música de acordo com a personalidade dele, mais sertanejo, mais rock”, disse a assistente social Marizete Badia Fior.

Elizandra Piana Alfradique está há mais de um mês com o pai internado na UTI. Ele participa do projeto e já percebe a diferença. “Ajuda na interação. Porque ele fala as músicas que ele gosta, não gosta”, conta a empresária Elizandra.

Fonte: G1

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.