14.06.2023 às 16:57h - Prefeitura
O Secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga, Maciel Welter, cita que a lentidão na liberação de recursos dos governos estadual e federal comprometem alguns projetos. Ele lembra a suspensão dos pagamentos feitos no final do governo de Carlos Moises e a demora do atual governador Jorginho Mello em atender os apelos dos municípios.
O secretário também chama atenção para atrasos nos recursos do governo federal. Itapiranga possui recursos pendentes desde 2021 para a compra de máquinas, em que os projeto foi aprovado, e toda documentação concluída, porém, o pagamento ainda não foi efetuado.
De acordo com Maciel Welter, o governo municipal tem feito sua parte com a suplementação de recursos e pagamentos de contrapartida sempre atualizado. Ele reforça que o ingresso de recursos vindos de Florianópolis e Brasília é fundamental para tornar realidade grandes investimentos nos municípios.
Maciel Welter chama atenção que Itapiranga organizou o departamento de engenharia e projetos para ter agilidade nos encaminhamentos na liberação de verbas. Cita que atualmente a prefeitura possui projetos elaborados e que podem ser contemplados com emendas e outros repasses que sejam liberados. Welter afirma ainda que Itapiranga possui pelo menos 12 obras em andamento.
Segundo Maciel Welter, ocorreu uma inversão de anos anteriores em que os deputados e senadores destinavam emendas e era preciso correr para elaborar um projeto. Para o secretário, a situação atual favorece para Itapiranga tem verbas estaduais e federais com aplicação mais ágil.
Segundo Welter, pavimentações em centros comunitários estão entre as situações de projetos que foram elaborados em uma força tarefa de trabalhos contratados. A infraestrutura em educandários também configuram como destaque de investimentos no município.
Comentar pelo Facebook