14.06.2023 às 10:04h - atualizado em 14.06.2023 às 10:19h - Saúde
No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira, 14, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina emitiu um alerta para os baixos estoques no Estado, principalmente do sangue tipo O-.
De acordo com a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, com a chegada do inverno as doações reduzem significativamente e apesar deste ano o período mais frio ter chegado mais tarde, o estoque já caiu, haja visto que aliado ao tempo chuvoso, muitas pessoas que haviam marcado para doar, desmarcaram nesta semana, já ocasionando baixa no estoque sanguíneo.
Todo dia o Hemosc atualiza, por meio do site da instituição, dados do banco de sangue e nesta quarta-feira, 14, as tipagens O- e A- estão com estoques reduzidos. Já B+, AB- e AB+ estão com estoque adequado, enquanto B- e O+ estão estáveis.
Em Santa Catarina, segundo dados de 2022 da Hemorrede, apenas 9% da população tem o tipo "O-", o que reduz a probabilidade de um grande estoque. Ainda existe o fato de que o "O-" é considerado “doador universal”, onde em caso de emergência, pode doar para qualquer pessoa.
Para doar, é necessário ter idade entre 18 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo e pesar acima de 50 kg, além de seguir uma série de orientações nas horas que antecedem a doação.
Comentar pelo Facebook