14.06.2022 às 15:19h - Bombeiros
O inverno no hemisfério sul inicia na próxima terça-feira, 21 de junho e com ele os dias frios e a necessidade de equipamentos bem conhecidos dos moradores da região, como fogões a lenha, lareiras e aquecedores. Contudo, por trás do aconchego produzido pelo calor, há também um perigo, por vezes silencioso: o risco de incêndios.
Atitudes simples como não sobrecarregar tomadas ou deixar tapetes distantes dos fogões a lenha podem evitar tragédias. Conforme o Tenente Jackson Kreutz, do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, os principais problemas relacionados a incêndios relacionados a lareiras e fogões se referem à falta de manutenção e pedaços de lenha serem maiores do que a câmara de combustão.
De acordo com Kreutz, outra prática comum na nossa região é secar a roupa em cima do fogão a lenha, mas ela não é orientada pois, se o tecido cair sob o fogão pode ocasionar o sinistro.
O Tenente destaca também que a população deve ficar atenta na hora de utilizar aquecedores, principalmente não cobrir os equipamentos e verificar pelo menos uma vez por ano as condições da rede elétrica.
Em caso de emergência, o Kreutz destaca que o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193, sempre mantendo a calma e informar o endereço correto para que as guarnições possam chegar de maneira rápida.
Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook