14.06.2021 às 09:36h - atualizado em 14.06.2021 às 13:33h - Coronavírus
Ao menos dois municípios da região Extremo Oeste catarinense anunciaram na última semana novas medidas para conter o avanço da Covid-19. Bandeirante e Guaraciaba seguiram as orientações emitidas pelos comitês de crise de cada cidade e as restrições serão mantidas por até no máximo oito dias.
Em Bandeirante, a decisão tomada pelos profissionais foi a suspensão das aulas até esta terça-feira, 15. A medida já está em vigor desde a última quinta-feira, 10, e todas as escolas do município estão com as portas fechadas neste período. O governo de Bandeirante emitiu uma nota onde consta a preocupação com o momento delicado vivido novamente em virtude do aumento de casos da Covid-19.
No documento consta que a população deve manter os cuidados e respeitar os protocolos sanitários em prevenção ao coronavírus. A nota cita ainda que os alunos devem permanecer em casa e não realizarem viagens nesse pequeno recesso. As aulas devem voltar presencialmente nesta quarta-feira, 16. O objetivo com essa suspensão é prezar pela segurança de todos os alunos do município de Bandeirante.
O município de Guaraciaba também emitiu um novo decreto com diversas restrições visando conter o avanço do coronavírus. As medidas valem até a próxima sexta-feira, 18, onde novas ações devem ser anunciadas. Conforme a secretária de Saúde, Daiane Dorigon, ficam suspensas, sem exceção de horário, todas as práticas de atividades esportivas coletivas e recreativas em estabelecimentos privados e públicos, inclusive aquelas de treinamentos realizadas por clubes e escolas. Espetáculos, shows, música ao vivo ou com som mecânico e eletrônico também estão proibidos no município.
O decreto de Guaraciaba proíbe ainda o funcionamento de qualquer casa noturna e o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer horário em postos de combustível e suas lojas de conveniência e em áreas como praças, parques e vias públicas. Os estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, bebidas e similares também só poderão servir no local entre 5h e 23h, sendo que após esse horário, está autorizado apenas serviço de tele entrega ou venda no balcão.
Fica restrito ainda a permanência de apenas uma pessoa por família em mercados e similares. Já as aulas no Centro Educacional Infantil Primeiros Passos foram suspensas, retornando nesta segunda-feira, 14, ao normal.
Comentar pelo Facebook