14.06.2018 às 10:15h - atualizado em 14.06.2018 às 13:51h - Economia

Itapiranga é a 52ª economia estadual

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico São José do Cedro - SC

Itapiranga é a 52ª economia estadual

Os números sobre a economia de Itapiranga foram apresentados na noite desta quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Itapiranga. Conforme a secretária de desenvolvimento econômico e turismo, Carlise Werlang, o plano integra um conjunto de ações que visam impactar de maneira positiva em diferentes áreas. O Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal integra o projeto Cidade Empreendedora que tem parceria com o Sebrae e a Uceff de Itapiranga. O programa Itapiranga em Números foi apresentado com dados dos últimos anos o que coloca o município entre os que mais evoluíram economicamente.

Representantes de várias entidades e de empresas acompanharam os dados. A secretária lembra que os projetos estão estabelecidos no Plano Itapiranga 2030, elaborado com grande mobilização popular e envolvimento de várias entidades. Carlise considera importante avaliar ações que já desenvolvida e fazer projeções sobre prioridades, além de novo estudo para desafiar as pessoas e trabalhar nos eixos estabelecidos como de interesse do município.

Na metodologia utilizada, a economia de Itapiranga é comparada com ostros municípios do Estado como São Lourenço do Oeste, Seara, Xaxim e Bombinhas. Entre alguns números Itapiranga é 84º município em população, com a 52ª economia, um Pib per capta próximo de 49 mil reais anuais com próximo de 6200 funcionários com carteiras assinadas.

Outro dado repassado é que a população de Itapiranga está envelhecendo, o que pode gerar no futuro políticas públicas para essa faixa etária. A maioria do consumo de Itapiranga se da na classe B2, que seria na base de R$ 2000 reais mensais. Também coloca Itapiranga entre os 15 maiores produtores do Estado em Suinocultura 10ª colocação, Avicultura 13ª, Bovinocultura 14º e quinto na produção de leite do estado.

Foto(s): Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.