14.05.2025 às 09:40h - Geral

Vigilância Sanitária realiza fiscalização em farmácias de Iporã do Oeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Vigilância Sanitária realiza fiscalização em farmácias de Iporã do Oeste

A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste está realizando fiscalizações em farmácias e drogarias do município, tanto da rede pública quanto da privada, com foco no controle de medicamentos e na garantia da segurança dos usuários.

Conforme o agente fiscal sanitário Antônio Jagueseski, o trabalho segue critérios técnicos e inclui desde a verificação do armazenamento correto dos medicamentos até a liberação de alvarás sanitários e análise dos processos de dispensação.

Segundo o agente, uma das ferramentas utilizadas nessa fiscalização é o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) disponibilizada pela Anvisa. De acordo com Jagueseski, o sistema permite acompanhar a movimentação de medicamentos controlados e antimicrobianos. A cada trimestre, as farmácias e drogarias prestam contas à Vigilância, informando os produtos adquiridos e comercializados.

O agente também destacou que a fiscalização segue o mesmo padrão tanto nas farmácias privadas quanto nas unidades básicas de saúde. O objetivo de acordo com Antônio Jagueseski é garantir o acesso adequado, seguro e com qualidade aos medicamentos, sempre visando o bem-estar do paciente e de todos que utilizam os serviços de saúde.

Jagueseski esclarece que a atuação da Vigilância Sanitária vai muito além da fiscalização de alimentos, como muitas pessoas ainda acreditam. Segundo ele, a vigilância faz parte do bloco da Vigilância em Saúde e tem um escopo amplo, que inclui o controle de estabelecimentos de saúde, como clínicas, consultórios, farmácias, além da vigilância ambiental, epidemiológica, controle de zoonoses e ações relacionadas ao saneamento básico.

A fiscalização de alimentos representa apenas 3% do trabalho da vigilância sanitária. Conforme Antônio Jagueseski, a maior parte do tempo é dedicada a outras áreas que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida da população.

O agente fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste também destacou que, embora o trabalho com alimentos seja levado a sério, a Vigilância Sanitária atua de forma técnica, preventiva e constante em diversas frentes essenciais para a saúde pública.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.