14.05.2025 às 09:01h - atualizado em 14.05.2025 às 09:05h - Agricultura
A Epagri segue atuando fortemente no apoio aos agricultores da região, com trabalhos que visam a conservação do solo e o preparo das áreas para o cultivo de inverno.
Conforme o extensionista rural do município de Descanso, Zolmir Frizzo, esta é uma fase essencial do calendário agrícola, especialmente para a implementação de práticas que garantam a saúde do solo e o aumento da produtividade.
Segundo ele, nesta época do ano, está sendo concluída a execução de importantes políticas públicas do Estado, como o programa Troca-Troca de Calcário, a distribuição de sementes de cobertura e o Kit Solo Saudável, criado há cerca de cinco anos e com bons resultados na região. De acordo com Frizzo, essas ações são fundamentais para promover o uso de plantas de cobertura no período de outono e inverno.
O extensionista enfatizou a importância da coleta de amostras de solo entre os meses de janeiro e fevereiro, logo após a colheita das lavouras de verão. A análise permite que o agricultor tenha um "raio-x" da propriedade, o que facilita o acesso aos programas públicos e possibilita a correção adequada das áreas de cultivo.
Zolmir destacou que o município de Descanso acessou uma quantidade expressiva de calcário em 2024, impulsionado por uma boa safra de verão, especialmente na cultura do milho. Isso tem motivado os produtores a investirem ainda mais na correção do solo. O outono é considerado o período ideal para esse tipo de manejo, incluindo a aplicação de calcário, fósforo, cama de aves e de suíno, preparando a área para as culturas de inverno, como a aveia, especialmente importante para propriedades com pecuária leiteira.
Outra ação relevante é o plantio das culturas de cobertura de solo. Segundo o extensionista rural da Epagri de Descanso, Zolmir Frizzo, essas plantas são essenciais para melhorar a ciclagem de nutrientes, incorporar carbono e nitrogênio ao solo, e aumentar a produção de matéria seca. Tais práticas favorecem o sistema de plantio direto e contribuem significativamente para a sustentabilidade das lavouras.
O planejamento da cobertura de inverno varia conforme a demanda de cada propriedade. No caso da pecuária leiteira, por exemplo, é fundamental garantir alimento para os animais, tanto para pastejo quanto em forma conservada, como feno ou pré-secado. Frizzo ressalta a importância de manter o solo permanentemente coberto.
Nos últimos 20 anos, segundo o extensionista rural da Epagri, Zolmir Frizzo, houve avanços notáveis no manejo das lavouras. Os agricultores têm investido em conhecimento, tecnologia e práticas conservacionistas, o que resultou em aumento da produtividade e melhorias significativas no solo. Uma das práticas ainda recomendadas segundo Frizzo é a construção de terraços para contenção de água, demanda que, segundo ele, cresce a cada ano.
Comentar pelo Facebook