cresol mobile

14.05.2020 às 14:20h - atualizado em 14.05.2020 às 15:14h - Saúde

Saltinho tem um caso de Dengue confirmado

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Saltinho tem um caso de Dengue confirmado

Continua depois da publicidade

O caso é importado de um homem que trabalha fora do município. A secretária de saúde, Marla Sutil, assegura que desde que o paciente chegou em Saltinho, a equipe da saúde pública adotou todas as medidas necessárias para conter a proliferação. No momento, Saltinho tem esse caso importado e nenhum suspeito de dengue.

Nesta semana, Marla conta que o município recebeu aplicação de inseticida UVB – Ultra Baixo Volume. A aplicação desse inseticida ocorreu em trechos num raio de 150 metros próximos à residência do paciente confirmado para dengue. A ação foi desenvolvida pela DIVE - Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O objetivo é eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto que esteja sobrevoando na área onde o produto é aplicado. O inseticida, utilizado para controle do mosquito, é aprovado pela Organização Mundial da Saúde e após a aplicação, o produto permanece suspenso no ar por, aproximadamente, 45 minutos.

Contudo, a secretária conta que a aplicação do inseticida é uma medida paliativa. Ele age no combate ao mosquito Aedes aegypti em sua fase adulta e que esteja sobrevoando no momento da aplicação, mas não elimina ovos, larvas e o vetor que esteja em ambientes fechados, sem alcance do produto. Por isso, a recomendação à população é para que continuem vigilantes no combate ao Aedes aegypti, eliminando ou adequando objetos e locais que possam acumular água. Os cuidados, frisa Marla, são os mesmos, mas fundamentais para prevenção e combate da dengue.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.