14.04.2022 às 16:41h - Educação
O Programa Educação Empreendedora iniciou em 2021 e ganhou força neste ano com atividades presenciais. Em Itapiranga, o trabalho ocorre em parceria com o Sebrae de Santa Catarina com equipe de Consultores, Centro Universitário Uceff e coordenadoria regional da educação.
Atividades são no contra turno escolar em turmas que integram a Pedagogia da Alternância ou Novo Ensino Médio. Conforme o Integrador Regional de Educação, Elói Tessing, é uma oportunidade para os estudantes possam ter uma visão de mundo em conteúdos que fazem parte do desafio do dia a dia. Salienta ainda que a participação conta com alunos do sétimo, oitavo e nono ano e ensino médio.
A participação das escolas e dos estudantes é por livre adesão e no momento são nove escolas de quatro municípios da Regional da Educação. Elói Tessing chama atenção que o foco inicial era para o Ensino Médio, porém já foi ampliado para o Ensino Fundamental. Atualmente 600 alunos da rede estadual de ensino fazem parte dos projetos alternativos em quatro município.
O Integrador Regional da Educação destaca ainda que são Oficinas de curta duração com variação de quatro a 40 horas. Este sistema permite aos alunos concluírem etapas. Ele destaca os temas: Empreendendo no Mundo da Imaginação e Superando Barreiras com Criatividade, Empreendedorismo Digital, Comunicação e Marketing, Laboratório de Ideias e Despertar.
Programa Educação Empreendedora possui atividades envolvendo estudantes e professores. O Sebrae disponibiliza apostilas para todos os estudantes, dando um grande suporte nos conteúdos que fazem parte das capacitações.
O Integrador Regional, Elói Tessing salienta que a Educação Empreendedora recebe elogios e conquista novos adeptos. A avaliação das escolas é positiva e reflete no interesse dos alunos que possuem acesso a conhecimentos e discussões com profissionais fora da escola. Tessing diz que o sucesso também é fruto do empenho dos professores e das equipes gestoras das escolas estaduais que facilitam a realização das atividades extras.
Comentar pelo Facebook