14.03.2023 às 10:46h - São Miguel do Oeste
A secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste já tem definido uma série de detalhes em relação a Feira do Peixe que será realizada no município no mês que vem. De acordo com a médica veterinária do setor, Tatiane Brancalione, as questões pendentes foram tratadas e definidas na reunião realizada na última semana com a presença da Epagri, secretaria de Agricultura e também com os piscicultores.
Segundo ela, ficou acertado que a comercialização será igual a realizada em anos anteriores, sendo dessa forma, a venda de peixe vivo nas propriedades do interior e também no centro, na praça central Walnir Bottaro Daniel.
Tatiane Brancalione informou que mesmo com a reunião da última semana, a secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste não possui neste momento a quantidade exata de piscicultores que farão a venda nas propriedades do interior, pois primeiramente é preciso saber a quantidade de peixes que cada um terá para a venda e essa informação muitos só conseguem quando fazem a secagem do açude.
Dessa forma, essa questão deve demorar um pouco mais para ser definida, porém, mesmo assim já é possível garantir que as vendas nas propriedades do interior vão ocorrer em quatro datas, sendo nos dias 18 e 25 de março e em primeiro e dois de abril.
Já a venda de peixes e eviscerados vai ocorrer neste ano em dois dias do mês que vem na área coberta da praça central Walnir Bottaro Daniel visto as reformas que estarão sendo executadas na Feira Livre Municipal a partir do próximo dia 20 deste mês.
Tatiane citou que em virtude disso, os piscicultores terão que se adequar a esse novo espaço, sendo que na praça os consumidores poderão encontrar peixe no gelo com vísceras e viscerais que são os abatidos nos frigoríficos. Ela garantiu que a venda de peixes na praça central de São Miguel do Oeste vai ocorrer nos dias cinco e seis de abril a partir das 8h, e na oportunidade haverá três piscicultores comercializando seus produtos aos interessados.
Questionada sobre quantas propriedades vão realizar a venda de peixes, ela antecipou que são cinco, sendo a de Elvino Steffens da Linha Alto Guamirim, de Paulo Schmitz da Linha Santa Catarina, Pescados Vó Priori do bairro São Gotardo, Agostinho Lauermann da Linha Barra do Guamirim e de Iraci Lauermann do Alto Guamirim, sendo que esses três últimos já estão com vendas nas propriedades desde a última semana.
A médica veterinária orientou que os piscicultores que quiserem realizar suas vendas nos dias definidos na reunião da última semana precisam demonstrar interesse até a próxima sexta-feira, 17. Ela explicou que para isso basta apenas entrar em contato com a secretaria ou com a Epagri local. Ela também esclareceu que o poder público fará a divulgação de todos os piscicultores que farão a venda nas próximas semanas no município. Tatiane Brancalione mencionou ainda que toda a venda contará com fiscalização e orientação aos produtores, sendo tanto na cidade quanto nas propriedades.
Ela projetou que a secretaria de Agricultura, Epagri e também os piscicultores esperam vender mais de 10 toneladas de peixes até a Páscoa em São Miguel do Oeste. Ela lembrou que esse índice é maior que o registrado em 2022 e é esperado visto a alta qualidade do peixe neste ano. Já sobre os preços, ela ressaltou que cada piscicultor terá liberdade para definir os valores, porém, já antecipou que haverá um aumento na comparação com o ano passado visto os reajustes em relação ao custo de produção ao longo do último ano.
Comentar pelo Facebook