14.02.2025 às 10:05h - atualizado em 14.02.2025 às 10:12h - Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Iporã do Oeste manifesta preocupação com a ausência de pacientes em consultas e procedimentos previamente agendados.
De acordo com o responsável pela pasta Oldair Schmitz, esse comportamento impacta negativamente o atendimento, gerando desperdício de recursos e dificultando a logística dos serviços de saúde, tanto no município quanto em deslocamentos para outras cidades.
Schmitz destaca que a dificuldade em obter agendamentos para especialidades médicas é um desafio constante e a ausência de pacientes nas consultas prejudica outros cidadãos que poderiam ocupar essas vagas. O secretário de saúde de Iporã do Oeste explica que o sistema de regulação de vagas, o SISREG, exige planejamento prévio e a ausência de pacientes prejudica ainda mais a eficiência do processo.
Schmitz destacou que existem casos em que um especialista atende apenas uma área específica, como ortopedia de ombro ou punho. Caso o paciente não compareça, muitas vezes não é possível substituir por outro da mesma especialidade no mesmo dia.
Para minimizar esse problema, a Secretaria de Saúde planeja implantar um sistema eletrônico de lembretes, que enviará mensagens automáticas para os pacientes, reforçando o compromisso com os agendamentos.
Oldair Schmitz frisa que atualmente, uma equipe realiza centenas de ligações diariamente para lembrar os pacientes, processo que segundo ele é inviável a longo prazo.
O secretário de Saúde frisa que o novo sistema permitirá maior eficiência e garantirá que os pacientes sejam lembrados de seus compromissos de forma automatizada.
Além da questão dos agendamentos, o secretário também abordou os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, como o atendimento odontológico.
Conforme Oldair Schmitz, a atenção básica inclui restaurações, profilaxia, extrações e tratamentos de canal, sendo que casos mais complexos são encaminhados ao Centro de Especialidades Oral de São Miguel do Oeste.
Oldair destaca que o programa de próteses dentárias também está em funcionamento, oferecendo próteses totais e parciais para os pacientes que passam por avaliação e são encaminhados para a fila de espera.
Schmitz lembrou que a Secretaria está em processo de renovação de contrato para otimizar a qualidade e a agilidade do serviço.
Outro ponto destacado pelo secretário de saúde de Iporã do Oeste foi o atendimento ginecológico. Atualmente, a ginecologista atende uma vez por mês no município, mediante encaminhamento dos médicos do ESF. Oldair Schmitz informou que há possibilidade de ampliar essa oferta, dependendo da demanda.
Conforme Oldair, na última consulta realizada, das 23 mulheres agendadas, apenas 18 compareceram, o que segundo ele, mostra que ainda é preciso reforçar a conscientização sobre a importância de cumprir os agendamentos.
Entre as futuras melhorias, Oldair Schmitz destaca que a Secretaria de Saúde planeja incluir no atendimento ginecológico, a colocação e retirada de DIU pelo SUS, com uma médica da rede municipal.
O secretário de Saúde Oldair Schmitz anunciou que em breve novas especialidades médicas serão oferecidas no município. Segundo ele, está sendo negociado a vinda de um cardiologista, entre outros especialistas, com o objetivo de melhorar o atendimento e oferecer mais serviços à população.
Comentar pelo Facebook