14.01.2026 às 15:03h - Geral
Uma alternativa às telas e um convite à criatividade. Um curso de desenho e pintura começa a ser oferecido em Iporã do Oeste. A proposta é estimular crianças e adolescentes por meio da arte, longe do excesso de celulares e tablets.
A iniciativa é da artista plástica e muralista, Janete Bertoke, de São Miguel do Oeste. Ela atua há cerca de 18 anos com ensino de desenho e pintura. A artista já trabalhou com crianças, adolescentes e adultos em projetos educativos e culturais.
A ideia do curso é simples e atual. Usar a arte como forma de expressão, aprendizado e equilíbrio emocional. Segundo a professora, o contato com o desenho e a pintura ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, da concentração e da criatividade além de contribuir para reduzir a ansiedade, cada vez mais comum entre crianças expostas por muito tempo às telas.
O curso é indicado, principalmente, para crianças a partir dos cinco ou seis anos. Idade em que elas já demonstram curiosidade e começam a rabiscar com mais intenção.
Janete relata que as aulas trabalham diversas técnicas. Entre elas, aquarela, giz pastel, nanquim, grafite, tinta, pintura em tela e lettering.
O novo espaço será aberto em Iporã do Oeste, no prédio da Loja Haas, bem ao lado da Rádio Oeste. Serão formadas turmas no período da manhã e da tarde. Antes do início oficial, será realizado um aulão experimental. A proposta é permitir que crianças e adolescentes conheçam o curso antes da matrícula.
A chegada do curso amplia as opções culturais e educativas no município e reforça a arte como ferramenta de desenvolvimento, expressão e bem-estar além de ser uma oportunidade de trocar a tela, do telefone, pela criatividade.
Foto(s): Arlei Silveira/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook