14.01.2026 às 11:23h - Geral

Cartório Eleitoral de Itapiranga irá agilizar atendimentos para eleições de outubro

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Cartório Eleitoral  de Itapiranga irá agilizar atendimentos para eleições de outubro

A Justiça Eleitoral vai agilizar os trabalhos de atendimentos aos eleitores devido as eleições que ocorrem neste ano. O serviço é prestado de forma presencial, por telefone e online. O Chefe do Cartório Eleitoral da comarca de Itapiranga, Roberto Marcon De Bona, lembra que em 2026 o eleitor terá que votar para deputado estadual, deputado federal, dois cargos para senador, governador e presidente da república.

A orientação é para a população buscar o cartório eleitoral para o alistamento e regularizações para evitar transtornos nos últimos dias do prazo legal. A regularização de título, alterações ou primeiro título, tem prazo estabelecido até 6 de maio. De Bona chama atenção para a importância de as pessoas comparecerem com documento de identidade, comprovante de residência e quitação militar.

Também já iniciou a mobilização para formar a equipe de trabalho para a eleição de outubro. “Voluntários recebem benefícios de dois dias de folga no trabalho para cada dia de treinamento e também para cada turno da eleição, além do vale alimentação e isenção na tacha de inscrição para realizar concurso público” lembra Roberto Marcon de Bona.

A 65ª zona eleitoral, conta com mais de 450 mesários, incluindo ainda os secretários de prédio e motoristas. De Bona cita que a mobilização do cartório envolve os municípios de Itapuranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste.

O Chefe de Cartório menciona ainda que terá mais uma etapa de atendimento itinerante. No mês de março o serviço será prestado nos municípios de Iporã do Oeste, Tunápolis e São João do Oeste. O objetivo é dar oportunidade de os eleitores regularizarem situação do título e não terem problema para votar nas eleições de outubro.

“As datas ainda serão definidas, porém os três municípios que não fazem parte da sede do cartório terão atendimento local” afirma. Durante o mês de janeiro o atendimento do cartório eleitoral, no edifício Peperi, ocorre das 13h às 18h. A partir de fevereiro atendimento retorna das 13h às 19h.

Roberto Marcon de Bona destaca ainda os benefícios da biometria para os eleitores. Segundo ele, as principais ausências da biometria são referentes aos títulos de eleitor do período da pandemia. O documento era emitido, porém não ocorria a biometria. Ele informa que os eleitores estão recebendo mensagem no WhatsApp para atualizarem o cadastro com a coleta biométrica.

Também ocorre mobilização para revisão do eleitorado, que por muitas eleições ficou sem votar. Ele reforça que a biometria não é exigência, mas proporciona mais segurança para votar sem que ocorra fraude. Também é uma condição para que a pessoa tenha situação regular perante a outros órgãos públicos. O INSS é um exemplo, pois exige biometria cadastrada no cartório eleitoral.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.