14.01.2023 às 10:27h - atualizado em 14.01.2023 às 13:34h - Prefeitura
Divergência entre números do IGBE causaram queda no FPM de Itapiranga. Conforme a Procuradora Municipal de Itapiranga, Fabrícia Kroetz, o corte no Fundo de Participação dos Municípios, prejudicou o município. O cálculo é feito com base na estatística repassada pelo IBGE ao Tribunal de Contas da União.
Itapiranga recebia um valor correspondente a 1,2 FPM até 2021 e 2022. Neste ano, conforme a procuradora, a pontuação caiu 0,2 pontos, perfazendo um total de quase quatro milhões a menos na receita do município.
Fabrícia Kroetz informa que o prazo para adequação dos dados pelo município finaliza no dia 17 deste mês, ou seja, na próxima terça-feira. Ela solicita que as pessoas que não responderam ao censo ou repassaram informações erradas, que contatem a agente de saúde e informem os dados corretamente. As agentes de saúde inclusive estarão visitando os domicílios neste final de semana para uma busca rápida dos munícipes que não receberam o recenseador ou não responderam corretamente as informações. O objetivo é comprovar que o número de habitantes é muito maior e recuperar o valor.
Conforme a procuradora, Fabrícia Kroetz, os dados no sistema de saúde municipal já comprovaram que o número populacional é maior do que o repassado pelo TCU. Ela informa que o valor que vem ao município é dividido em vários setores da prefeitura, beneficiando os munícipes.
A procuradora ainda salienta que além do impacto na queda do recurso, o número do censo serve de base para os programas do consórcio CIS-AMEOSC. Por isso, ela chama a atenção para que a população responda corretamente ao censo do IBGE. A queda ocorreu também em outros municípios da região.
Comentar pelo Facebook